quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Na trilha dos bois







Aqui em Alagoas é muito forte a tradição dos bois de carnaval, de todos os tamanhos, que contam histórias e encantam a todos, especialmente os meninos... Há muitos anos, mestres populares criaram 4 boizinhos de carnaval, dois maiores e dois pequenininhos. Eles ficaram tão lindos que foram expostos e as pessoas iam vê~los. Depois foram guardados e esquecidos. Até que um dia, uma mulher doce, de nome Kelcy e olhar de encantamento, os encontrou e se sensibilizou com seu silêncio e quietude. Como não sabia como ajudá~los, me perguntou se eu queria...Vieram morar aqui em casa, foram acariciados, seus rasgos remendados, algumas fitas trocadas e eles voltaram a circular, voltaram a serem expostos e admirados.Então foram novamente guardados e ficaram silenciosos...
Um dia, estavam na varanda, em uma caixa para olhar o movimento, quando Mariano chegou: um carroceiro alegre, brincalhão. Tinha vindo recolher umas telhas quebradas...Passava pra cá, espichava o olhar pros boizinhos. Voltava e enrabichava de novo os olhos, olhos brilhando de menino grande. E aí me disse: fiquei olhando os boizinhos e pensando nos meninos do Reginaldo (Reginaldo é o local no qual Mariano mora, as encostas de um rio que um dia foi um lindo rio, o maior da cidade
e hoje corre triste e poluído, cercado de casas pobres e meninos, muitos meninos).
Perguntei se lá tinha muitas crianças e ele confirmou que sim.

Fiquei pensativa observando Mariano no seu vai e vem carregando as telhas. Olhei pros boizinhos na caixa azul, todos de cabecinha levantadas e juro que vi um brilho de expectativa nos seus olhinhos...Num rompante perguntei :
_Mariano você gostaria de levar os boizinhos pros meninos do Reginaldo brincarem???

Foi olho brilhando pra tudo quanto é lado!!!!!
Partiram todos: Mariano com seu chapéu de abas caídas e seu sorriso aberto de menino que já está envelhecendo mas não perdeu a meninice e quatro boizinhos garbosos na carroça de recolher telhas, puxados por uma burrinha linda e bem cuidada, à caminho do Reginaldo.
Não tenho dúvidas: no Reginaldo a festa vai durar até o carnaval...só não sei se são os meninos ou os boizinhos que estão mais alegres, cumprindo sua sina de brincantes.

Um comentário:

  1. seu blog é muito lindo !!
    muito cheio de criatividade e arte !!
    adorei ver seu pezinho de pripioca..está crescendo bastante ainda ?
    estou fazendo perfume de pripioca e estou encantada com seu aroma ..
    grande abraço.
    :o)
    Eliane
    http://elianeapkroker.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir